quarta-feira, 14 de maio de 2008

Fogo do Conselho e seu simbolismo

   banner_curiosidades

 fc_01

Por Átila Santos

O Fogo de Conselho tanto para os Escoteiros quanto para os Desbravadores não deve ser uma simplesmente reunião para contar e narrar aventuras. É algo mais sublime, cheio de inspiração e de felicidade, onde as atividades se encontram voltadas dentro do espírito desses dois movimentos.
Os ideais, estão presentes desde a oração de abertura até o silêncio final. A disciplina do Fogo de Conselho é a sua tônica mais característica, dando a esta atividade algo de romântico e atrativo para o jovem.Como toda cerimônia, deve ser simples, singela e sincera, se tornando uma tradição dentro dos clubes ou grupos escoteiros.

 

                    O Simbolismo do Fogo do Conselho

Curso_Guias_III_fogo O Fogo de Conselho é uma cerimônia, durante a qual, diante de um fogo simbólico, todos os membros ouvem, com reverência e atenção, conselhos de líderes experientes, narrativas amenas e alegres de outros chefes e líderes, instruem e divertem, expondo fatos e histórias aproveitáveis com fundos espirituais, lembrando anedotas espirituosas e humorismos sadios, interpretando canções, recitando e declamando poesias e prosas de fundo educativo, executando jogos e iniciativas de real proveito para a vida prática.

É uma hora de expansão, de bom-humor, de alegria, de joviabilidade, mas dentro da ordem e da disciplina, moralizadoras de nosso sistema.
Hora de entendimento coletivo, mas não de futilidades. A frivolidade está sobrando no mundo contemporâneo e se encastela de preferência no coração inexperiente da juventude.

O jovem tem necessidade de se expandir, de se divertir, mas não pode e não deve sair da linha de conduta e das diretrizes do verdadeiro Escotismo ou do Desbravadorismo. Há de ser oásis seguro da virtude e da boa ordenação da vida em meio ao local.

Limpo de corpo e alma, puro nos seus pensamentos, palavras e ações, conforme preceitua nos artigos dos ideais, jamais se afastará o bom campista de suas Leis, mesmo nestes momentos de recreio.

Eis, por que as nossas alegrias simples e inocentes diferem essencialmente das alegrias fúteis e vazias do mundo moderno.
fogo do conselho

É o Fogo que acendemos em qualquer tempo, nas noites felizes e saudosas dos nossos acampamentos, sob o céu estrelado e azul, depois de um dia cheio de tarefas bem cumpridas sob o olhar de Deus, que está em toda parte, e da nossa Pátria querida, representada em nossa bandeira, hasteada em nosso acampamento.


Assim diante do fogo simbólico que arde no “Fogo de Conselho”, um mundo de emoções nobres, de sentimentos dignos, de desejos invulgares de aperfeiçoamento do caráter, deve emergir de nossas almas.


Essas duas instituições, os Desbravadores e o Escotismo são as escolas ideais de sólida formação, de vigorosa preparação para os futuros cidadãos das duas pátrias: a terrena e a celestial, o Brasil e o céu.

Fonte: Escoteiros.org.br, Livro Fogo do Conselho


0 comentários:







Postar um comentário

Mostre que é um irmão de lenço e faça um comentário inteligente!

Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo Nome/URL (coloque a URL correta); Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados e atenham-se ao assunto do post.





Na Mochila

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons