sábado, 9 de agosto de 2008

O Triângulo dos Desbravadores - sua origem e seu significado

banner_curiosidades

 trian_band

Por Átila Santos

Vários clubes que surgiram na época usaram o nome de Desbravadores. Este nome foi escolhido por John McKim, um grande escoteiro na época que havia entrado para a igreja Adventista.
Não há certeza onde é que ele obteve aquele nome, mas provavelmente aprendeu em 1928 no primeiro acampamento conduzido pela Associação do Sudeste da Califórnia.
Um dos oficiais da Associação no Acampamento contou a história de John Fremont, um explorador americano ao qual se referiu como um desbravador. Mckim podia então ter ouvido o nome e decidiu usá-lo para seu clube que foi formado no ano seguinte.

john_hancock_1 Em 1946, sob a liderança do Pr. John H. Hancock, na época diretor de jovens da Associação Sudeste da Califónia, o clube começou a tomar forma.
Neste mesmo ano, Hancock criou um símbolo que representa-se todo o movimento, sugindo assim o Triângulo dos Desbravadores.

Quando John Hancock idealizou o emblema, ele buscou representar todos os mais elevados ideais pregados pelo Clube de Desbravadores.

O emblema possui três lados os quais representam:
trian_01 O Triângulo
Sendo um triângulo equilátero, o símbolo significa a “Plenitude da Trindade”: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, aos quais adoramos e servimos.
O símbolo também representa o “Tripé da Educação”, no qual está centrado todo o programa do Clube de Desbravadores:
- Mental com as especialidades, classes progressivas, honras, Trabalhos Manuais, e outras aividades;
- Físico com acampamentos, passeios, olimpíadas, caminhadas, excursões e
- Espiritual com ano bíblico, atividades de testemunho, entre outros.

E por fim, também significa nossa “Cidadania e Lealdade”, pois servimos a nosso Deus dos Céus e da Terra, à nossa Pátria, e a nosso próximo, entre os quais, nossa família e nossa Igreja.

trian_escudo O Escudo
O escudo significa proteção, o qual na Bíblia, Deus é frequentemente chamado de “Escudo de Seu Povo”. “Não temas, Eu sou teu escudo.” Gênesis 15:01  e “Embaraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.“ Efésios 06:16


trian_espada A Espada
A espada representa a Bíblia. A espada é usada na guerra. Uma batalha sempre é ganha na ofensiva. Estamos numa batalha contra o pecado e a nossa arma é a Palavra de Deus. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 06:17)

O Triângulo Invertido
Ele aponta uma ordem inversa de importancia ensinada por Jesus, que é totalmente contrária aos ensinos do mundo.
Ele também ensina que devemos colocar as necessidades dos outros sempre a frente das nossas.

Suas cores simbolizam:

 trian_vermO Vermelho
Representa a Jesus Cristo, e o seu sacrifício feito por nós, por amor relatado na passagem - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não perreça, mas tenha a vida eterna" João 3:16, e o sacrifício feito por cada Desbravador, ao ingressar no clube de Desbravadores, muitas vezes deixando as outras diversões para estar com seus companheiros de clube nas atividades, o qual é relatado no texto - "...apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo (separado) e agradável a Deus" Romanos 12:1.

O Amarelo Ouro
trian_am O amarelo ouro representa a excelência, sendo este um padrão de medida, onde o Clube de Desbravadores com suas normas e elevados ideais ajuda a formar um caráter íntegro para o Reino dos Céus.
“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para enriqueceres.” Apocalipse 03:18
O Branco
trian_bran O branco significa pureza. Desejamos ter a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida. “O vencedor assim será vestido de vestiduras brancas.” Apocalipse 03:05



O Azul
trian_azul O propósito do Clube de Desbravadores é de ajudar a ensinar-nos a sermos leais para com nosso Deus, nossa Pátria, nossos parentes, nossa Igreja, enfim, nosso próximo.



Ao longo dos anos passou por algumas modificações, com a inclusão no escudo das incrições MV - Missionários Voluntários, JA - Jovens Adventistas até 1995 o qual em 1996 deixou de ter qualquer inscrição no escudo, designando o nome somente como "Clube de Desbravadores".
pfafghan 

Em 2001, aos 84 anos, John H. Hancock um dos  pioneiros dos Desbravadores descansou, deixando um grande legado para dos desbravadores ao redor do mundo e recebendo uma grande homenagem no hall dos pioneiros no Camporee Mundial de Desbravadores "Faith on Fire" ocorrido em 2004 em Oshkosh em Wisconsin.

Fonte:
Manual Adm. dos Desbravadores
Desbravadores.org


3 comentários:








juvenis com jesus

disse...

euuu amo o desbravador





Esdras

disse...

Alguém sabe me dizer, quem preparou o triangulo oficial dos desbravadores?





joedson_2mdc

disse...

eu sou apaixona por jesus !!!!!!por isso sou um desbravador !!!




Postar um comentário

Mostre que é um irmão de lenço e faça um comentário inteligente!

Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo Nome/URL (coloque a URL correta); Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados e atenham-se ao assunto do post.





Na Mochila

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons